Se você quer saber como aprender mais rápido, seja por que está sendo desafiado, ou mesmo que queira evoluir em outras áreas da sua vida.

A primeira coisa que você tem que fazer é aprender a aprender, e é aqui que muitas vezes erramos, queremos aprender, mas simplesmente não sabemos.

A segunda coisa é saber como aprender mais rápido, sendo assim, vamos conseguir aprender aquilo que precisamos e ainda vamos ter tempo livre.

E é isso que eu vou te ensinar aqui hoje: Como aprender mais rápido.

No final desse artigo, você já vai estar preparado com as estratégias certas para realizar seus objetivos muito mais rapidamente.

◊ ◊ ◊

Como aprender mais rápido

como aprender mais rápido

Antes de começar a aprender você deve preparar o seu ambiente de aprendizado, crie um ambiente que te permite focar.

Saber como ter foco é muito importante para aprender qualquer coisa.

Então, agora você vai ver as melhores dicas de como aprender mais rápido, são dicas que eu uso para aprender quaisquer coisas, e você poderá fazer o mesmo.

 

1 – Vídeo Speed Controller

Para começar a nossa lista, vou trazer a primeira dica, que é fazer o uso de um plugin para o Google Chrome.

O Vídeo Speed Controllher, para adicionar essa extensão ao Google Chrome basta clicar em: “Adicionar ao Chrome” e pronto.

Pois, quando você for assistir uma vídeo aula de um curso online, um vídeo no Youtube, Facebook…

Você vai ter a opção de acelerar o vídeo, aumentando a sua velocidade de 10 em 10, até o máximo que você conseguir entender.

Eu costumo assistir vídeos com 2.0 que é o dobro da velocidade do vídeo, sendo assim, um vídeo de 20 minutos eu assisto em apenas 10 minutos. Isso faz com que eu assista muito mais aulas em um tempo menor.

 

2 – Aproveitar Momentos Improdutivos

Uma outra dica muito importante e que você deve começar a usar é aproveitar momentos improdutivos.

Para isso, você deve deixar preparado o seu celular com textos para leitura, áudios, vídeos, etc.

Portanto, quando você estiver na fila de um banco, na espera no consultório médico, dentista, academia, lavando a louça, fazendo caminhadas, então, você poderá consumir aquele conteúdo preparado.

Fazendo isso, você vai aproveitar momentos que eram improdutivos e transformá-los e produtivos.

 

3 – Faça Anotações

A terceira dica é fazer anotações do que você estudou, para isso, poderá fazer uso de um software chamado Evernote.

Você ainda pode instalar esse software em seu computador e no seu celular, e criar uma conta gratuita.

Depois de criada a sua conta, você pode anotar qualquer coisa nele. Textos, fotos, etc.

A principal vantagem em usar o Evernote é que tudo fica gravado na nuvem, e você poderá acessar suas anotações de qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

Utilize mapas mentais

Eu quando estou estudando um curso, eu costumo usar um mapa mental para fazer as anotações.

Mapas mentais me ajuda muito, o conteúdo é melhor assimilado, e a minha mente funciona muito melhor com esse método.

Pois sempre que eu vou criar um artigo utilizo um mapa mental para criar e anotar os principais tópicos.

Os mapas mentais que eu uso hoje são o Mind Meister e o Mind Manager.

Já o Mind Meister, assim como o Evernote, eles funcionam na nuvem e pode ser acessado de qualquer lugar.

Mas se você não tem dinheiro para investir em um software pago agora, uma opção é o Xmind.

 

4 – Pratique o que aprendeu

Praticar é a forma mais eficaz para se saber se você realmente aprendeu algo e, se ainda restou alguma duvida, por menor que seja, vai ser muito mais fácil de aprender mais.

Muitas vezes estamos convencidos de que sabemos muito sobre um determinado assunto, mas na hora que somos testados a praticar aquilo que aprendemos, notamos que ainda existem muitas falhas e que precisamos aprender ainda mais.

Portanto, é praticando que você vai ter certeza que aprendeu tudo aquilo que estudou. A partir dessa prática é que você vai identificar os erros e o que precisa ser melhorado.

 

5 – Ensinar Alguém o que Você Aprender

ensinando a alguém do que aprendeu

Sempre que for possível, tente ensinar a alguém o que você aprendeu.

Isso vai fazer você pensar de uma maneira diferente, ou seja, de uma forma mais lógica e estruturada. Isso ajuda você assimilar o conteúdo muito mais facilmente.

Ao ensinar aquilo que você aprendeu, vai ser muito mais fácil identificar se ainda existe alguma coisa que você precise aprender um pouco mais sobre aquele assunto.

 

6 – Manter o Foco

Você está lendo agora esse artigo porque quer saber como aprender mais rápido, e manter o foco é uma das dicas muito importante.

Praticamente todo mundo sofre com isso…

É muito difícil manter-se focado em uma atividade específica, não é mesmo?

Você está assistindo uma vídeo aula, mas a cada pouco dá uma espiada em suas redes sociais. Isso não funciona, tem que fazer uma coisa ou outra.

Então, no horário que você estiver lendo, estudando…, esse horário que você separou para se capacitar, então, tenha foco total nos seus estudos.

Além disso, estudar é muito importante, pois vai fazer com que você aprenda, e foco vai ser a palavra de ordem para você aprender mais rápido.

A dica é sempre que você estiver aprendendo, concentre-se 100% nisso, desligue tudo aquilo que possa tirar a sua concentração.

Evite de fazer duas coisas ao mesmo tempo, mesmo que uma tenha relação com a outra, faça uma de cada vez.

 

7 – Consistência

Tudo o que é feito com consistência é melhorado. O processo da melhoria continha é feito através da consistência, e isso também se aplica aos estudos.

Separe um horário para estudar todos os dias. No meu caso, eu separo uma hora diária para aprender alguma coisa nova, eu estudo um pouquinho todos os dias.

 

8 – Durma bem

Dormir bem é sem sombra de dúvida uma das estratégias de como aprender mais rápido e aumento da produtividade.

Mesmo que você tenha um monte de coisas para estudar, mas se você não tiver um boa noite de sono, pode ter certeza, o seu aprendizado vai ser prejudicado.

Então, seja organizado com suas atividades, para se ter mais tempo de sono. O Ideal é que você durma 8 horas por dia, mas se não for possível, pelo menos 6 horas de descanso.

Saiba que quando dormimos, tudo aquilo que foi aprendido durante o dia, é então “acomodado” na nossa mente, se transformando em uma memória de longo prazo.

Portanto, quando não dormimos bem, ou seja, o suficiente, vamos ter dificuldades de aprendizagem, pois nossa mente não teve tempo para armazenar as informações que foram consumidas, quando estávamos acordados.

 

9 – Faça pausas durante os estudos

Saiba que aprender mais rápido não significar ficar horas estudando sem fazer nenhuma pausa.

Se você faz isso, até pode consumir todo o conteúdo, mas dificilmente vai assimilar muitas coisas.

Para saber como aprender mais rápido, uma das coisas que você precisa saber é que tem que fazer pequenas pausas durante o seu estudo.

Vou usar um exemplo

Suponhamos que você comece estudar todo dia uma hora durante uma semana, e outra pessoa estude 7 horas direto no dia que antecede uma prova.

Percebe que é o mesmo tempo estudado e que um é totalmente diferente do outro.

Sem dúvida, não vale a pena ter um enorme desgaste para tentar aprender, pois você não irá conseguir alcançar o objetivo.

Sempre que você for aprender alguma coisa que demande um certo tempo, estabeleça pequenas pausas de 10 minutos.

Eu trabalho duas horas seguidas e faço uma pequena pausa de 10 minutos.

A dica é você colocar o alarme do seu celular para avisar quando deve parar e quando deve começar novamente.

Utilize esse tempo para descansar a sua mente e não para fazer outras coisas que não tenha relação com aquilo que está fazendo, por exemplo, uma olhada nas suas redes sociais.

 

10 – Faça um resumo do que estudou

resumo dos estudos

Resumir o que está estudando é com total certeza uma excelente maneira de memorizar o que você aprendeu. Pois, ao fazer um resumo vai exigir que você pense sobre aquilo que aprendeu.

Crie um resumo com as principais informações, aquelas que considera como as mais importantes. Sendo assim, quando for fazer a revisão vai lembrar de detalhes sobre o assunto que estudou.

Lembre-se de anotar os detalhes que você teve dificuldade de aprender e compreender.

 

11 – Aprenda sobre o mesmo assunto de maneiras diferentes

Quando você aprende algo de maneiras diferentes, você está estimulando o seu cérebro a reter essa informação de uma maneira mais eficaz.

Motivo disso, é que quando você estimula o seu cérebro, ativando muito mais áreas, maior será a capacidade de guardar a informação.

Para você estimulara e ativar muito mais áreas do seu cérebro, você pode aprender a mesma coisa de maneiras diferentes como: leitura, assistindo um vídeo, praticando, ensinando a alguém, etc.

Essa é uma maneira bem mais fácil de assimilar aquilo que está prendendo e com certeza vai te poupar muito mais tempo, sem a necessidade de reler um texto ou então rever um vídeo.

Aprender um conteúdo de maneiras diferentes e sem sombra de dúvida uma excelente maneira de como aprender mais rápido.

Lembre-se que você não precisa aprender todas as formas num único dia, pode ler um texto hoje, assistir um vídeo amanhã e assim por diante.

 

12 – Procure se concentrar

Outra dica muito importante é aprender a se concentrar naquilo que está aprendendo. Isso é manter o foco, mas nessa estratégia o que eu quero dizer é que você deve achar uma maneira para treinar a sua mente a pensar somente em uma única coisa.

Muitas pessoas usam a prática da meditação para se concentrar melhor. Você vai encontrar facilmente diversos vídeos no Youtube que ensina essa prática.

Através da meditação você será capaz de se concentrar em uma única coisa de cada vez.

Pois, a nossa mente tem a tendência de pensar em várias coisas ao mesmo tempo, e sem sombra de dúvida isso acaba dificultando a nossa aprendizagem, motivo disso, é que não vamos estar totalmente concentrado no que estamos fazendo.

Então, saiba que é fundamental buscar maneiras para manter a sua mente concentrada em uma coisa apenas.

 

13 – Revise tudo o que aprendeu

Quando a gente aprende algo novo e não faz a revisão, nossa mente tende esquecer aquela informação que foi aprendida, portanto, aquela informação ficou apenas na memória de curto prazo.

Além disso é muito difícil ler um determinado assunto uma única vez e guardar aquelas informações para sempre.

O recomendado é que você faça algumas outras revisões naquilo que você aprendeu.

Pode parecer uma bobagem ou perda de tempo, mas é totalmente ao contrário, você irá aprender de maneira muito mais rápida, principalmente se fizer a revisão no mesmo dia, e depois de alguns dias revise novamente.

 

14 – Pratique exercícios físicos

praticando exercícios físicos

Isso mesmo! Praticar exercícios físicos ajuda a oxigenar o nosso cérebro, o qual libera substâncias que dá a sensação de bem-estar, o que nos deixa mais disposto a aprender.

Sempre que for aprender algo, mesmo que seja de diferentes assuntos, esteja sempre com o corpo saudável, tome muita água, se alimente bem, e claro praticando exercícios físicos.

Mesmo que você pratique apenas 15 minutos de exercícios físicos diariamente, vai valer muito a pena. Sendo assim, seu corpo e mente vão estar treinados, e você estará muito mais forte e resistente.

Você pode fazer uma caminhada, andar de bicicleta, nadar na piscina ou então faça algo que te de prazer.

Lembre-se não tem como aprender mais rápido sem oxigenar o nosso cérebro e relaxar o corpo.

Além disso, ao praticar exercícios físicos vai te ajudar a aprender mais rápido, pois a oxigenação do cérebro vai ajudar a armazenar melhor aquilo que você está aprendendo.

 

15 – Estude do seu jeito

E para finalizar a nossa lista está dica é super importante, porque cada pessoa tem o seu jeito que considera o mais fácil de aprender algo.

Saiba que existem diversas maneiras de aprender o mesmo assunto.

O que você tem que fazer agora é identificar qual é o jeito que você aprende um assunto com maior facilidade.

Talvez você aprenda mais rápido utilizando mapas mentais, tabelas, fazendo anotações, etc.

Se dessa maneira você aprendeu o assunto com maior facilidade, então, resuma o assunto em mapas mentais para conseguir armazenar essas informações na memória de longo prazo.

◊ ◊ ◊

Conclusão

Você sabe que aprender uma coisa nova é uma sensação incrível que a gente experimenta na vida, desde criança estamos aprendendo algo novo, seja, falar um novo idioma, dirigir, dançar e até tocar um instrumento.

Além disso, algumas pessoas aprendem mais devagar e outras aprendem bem mais rápido. Então, depois dessa leitura, espero que você faça parte do grupo de pessoas que sabem como aprender mais rápido.

Com essas informações você será capaz de aprender qualquer coisa que deseje aprender, em menos tempo.

O primeiro passo você já deu que foi aprender a aprender.

E-book Grátis!

E-book Grátis!

Como Criar Seu Negócio Online do Zero.

Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Josiel Santos
Josiel Santos

Fundador de vários projetos online, essa plataforma foi criada para ajudá-lo a criar seu blog, facilitando o crescimento do seu negócio online.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.