Você quer aprender como ser um bom vendedor, e alcançar as suas metas e receber uma ótima comissão ao final do mês?

Portanto, para isso é necessário entender as principais características e atitudes que você deve desenvolver para se tornar um excelente vendedor.

Se você quer se tornar um bom vendedor, saiba que existem várias habilidades que você poderá desenvolver para se tornar um ótimo profissional.

Além disso, muita gente fala que ser um bom vendedor é pra quem já nasceu com o dom, discordo completamente.

Para se tornar um bom vendedor, é necessário adquirir características que podem ser desenvolvidas e melhoradas com o tempo.

◊ ◊ ◊

Como ser um bom vendedor

Muitas pessoas tem certas habilidades em lidar com clientes, são carismáticas, tem empatia e etc.

Mesmo você já possuindo algumas técnicas de vendas, não significa que você não deva desenvolver técnicas eficientes que irá convencer o cliente a comprar um produto seu.

Portanto, possuir de maneira natural essas características é um ponto muito positivo para se ter sucesso em vendas.

Mas se você não possui nenhum desses pontos e quer se tornar um vendedor, não desanime.

Pois nesse artigo vou te dar 27 dicas para você aprender, como ser um bom vendedor, além de aumentar o seu desempenho.

◊ ◊ ◊

Características de um bom vendedor

caracteristicas de um bom vendedor

Para ser um bom vendedor, você precisa adquirir características de um bom vendedor, essas características vão fazer toda a diferença na hora de fechar uma venda.

Mas como já falei antes, você não precisa desanimar, pois, essas características podem ser adquiridas no decorrer do tempo, conforme for o seu empenho e dedicação.

Confira algumas características de um bom vendedor, que eu irei abordar no decorrer desse artigo.

◊  Conhecer o mercado em que atua;

◊  Ter capacidade de negociação;

◊  Conhecer o produto que está vendendo;

◊  Saber técnicas de vendas;

◊  Bom humor;

◊  Paciência;

◊  Comunicação persuasiva;

◊ ◊ ◊

27 dicas de como ser um bom vendedor

Confira agora as 27 principais dicas de como ser um bom vendedor e se destacar dos demais vendedores nesse mercado.

 

1 – Escolha sua área de atuação

A primeira coisa que você tem que definir antes de aprender como ser um bom vendedor é definir a escolha de um nicho de mercado.

Pois, o seu argumento vai ser de acordo com o seu público, e você vai saber atender a complexidade de sua oferta.

Porém, nada te impede de vender mais de um tipo de serviço ou produto. Portanto, quanto mais segmentado for o seu nicho, você vai ter mais facilidade para elaborar suas estratégias.

Porém, ao definir apenas uma área, ou várias áreas relacionadas ao mesmo segmento. Te permite se especializar nessa área, conhecendo profundamente as necessidades dos possíveis clientes que pretende atingir.

 

2 – Estude seu nicho

Depois que você definiu o nicho de mercado que você vai direcionar os seus produtos, é aqui que entra um ponto muito importante, “estudar tudo sobre ele”.

Portanto, se dedique ao máximo que puder para estar sempre atualizado, e se tornar um verdadeiro especialista no seu nicho de mercado.

Portanto, quanto mais você souber sobre o seu público e seus concorrentes, mais chances você terá para melhorar a sua performance e ser o destaque.

Ao estudar o seu nicho de mercado, te permite que tenha acesso as novidades da sua área de atuação, assim você já vai sair na frente dos seus concorrentes.

 

3 – Conheça seu produto

Aqui entra um ponto muito importante, que é conhecer o produto que você está promovendo, o ideal é que você conheça o produto por completo.

Assim você poderá passar todas as informações para os seus futuros clientes, tirar dúvidas e etc.

Não conhecer um produto é como falar de um filme só assistindo o trailer, não é tão confiável discutir sem ter visto ele inteiro, certo?

Portanto, assim será com os produtos que você vende, tente conhecer o conteúdo completo, se for possível compre o produto e estude antes mesmo de vender.

Para que as pessoas sempre tenham uma boa impressão de você, é preciso saber como ser um bom vendedor, você precisa sanar todas as dúvidas.

 

4 – Escolha produtos que você confia

O recomendado é que você venda produtos em que você confia e acredita como sendo bom, porém, vender produtos de baixa qualidade vai dificultar no seu papel de vendedor.

Mesmo, que você use algumas técnicas e consiga realizar algumas vendas e ganhar dinheiro. Entretanto, se o produto que você está vendendo, não entregar valor, as chances do seu cliente voltar a comprar de você de novo será muito pequena.

Além disso, um comentário negativo de um cliente que ficou insatisfeito com o seu produto, pode ser o suficiente para espantar diversos novos clientes.

Portanto, para aprender como ser um bom vendedor, não é apenas aprender a vender.

Você deve entregar valor, conquistar as pessoas, e fazer com que o seu produto seja uma solução para os seus problemas.

Fazendo isso, muito provavelmente seus clientes irão comprar de você novamente.

 

5 – Defina seu público-alvo

publico-alvo

Certamente você já sabe que dentro de um mesmo nicho, existem públicos com interesses bastante diferentes.

Por exemplo, no nicho de gastronomia tem comida italiana, japonesa, exóticas, mexicanas e etc.

Portanto, você deve atrair os clientes ideais para o seu produto, por exemplo, se você está vendendo um produto que ensina como fazer pratos exóticos, você deve delimitar exatamente quem são essas pessoas.

Com posse do perfil da sua audiência em mãos, você será capaz de fazer as melhores abordagens, para utilizar em suas estratégias de marketing.

 

6 – Seja organizado

Organização é uma das características que todo vendedor precisa ter, se quiser se tornar um excelente vendedor.

Além disso, é sendo organizado que você vai entender a real necessidade do seu cliente, cumprindo todos os compromissos e sendo eficiente.

Ao ser organizado vai te ajudar a ter negociações com diversos clientes ao mesmo tempo. Além de evitar reclamações e possíveis cancelamentos.

Ao ser organizado, o vendedor vai saber lidar com o estoque, pedidos e etc. Tudo aquilo que envolve a profissão.

Ao ser organizado você vai demonstrar como ser um bom vendedor e não vai ficar enrolado com tantas tarefas.

 

7 – Conheça seu cliente

Conhecer o seu cliente vai te dar a possibilidade de você já sair na frente do seu concorrente na hora de vender um produto.

Isso faz com que você fale com ele de uma forma mais pessoal, assim ele se sente muito mais seguro, para comprar aquilo que você está oferecendo.

Portanto, conhecer o seu cliente é importante assim como conhecer o produto que você está vendendo.

Quando o vendedor acaba conquistando a confiança do cliente. Convence que aquele produto realmente e bom e que vai suprir todas as suas necessidades, assim faz com que ele compra o seu produto.

 

8 – Negocie com o cliente

Portanto, para você se tornar um bom vendedor é necessário que você saiba negociar com o cliente.

Para não desistir quando escutar o primeiro não do cliente. Portanto, não estou falando para você se tornar aquele vendedor chato que insiste, pois isso pode ser muito negativo e ineficaz.

O que eu quero te dizer, é que para se tornar um bom vendedor você precisa saber negociar com ele.

Analise tudo e entenda porque ele ainda não comprou aquele produto em si. Com posse dessa informação, então mostre o seu produto, como ele vai ser vantajoso e como ele vai solucionar o seu problema.

Mas tome muito cuidado para não ser precipitado e querer negociar na hora errada, pois isso pode ser o fracasso da sua venda.

 

9 – Demonstre empatia

Demonstrar empatia é muito importante para se ter uma ótima relação com o seu possível cliente, e mostrar para ele que o seu produto é o que ele realmente precisa.

Se você já trabalha com vendas, já pode perceber que as pessoas não compram um determinado produto só por que ele é bom.

Elas avaliam diversos fatores como: se o produto vai solucionar o seu problema, quais as vantagens, quais os benefícios que ele pode trazer.

Sempre fortaleça empatia com o seu público, assim você vai compreender suas dores e objeções. Sendo assim, você vai apresentar a melhor solução possível para elas.

 

10 – Esteja presente nos locais certos

esteja presente nas redes sociais

Você já sabe que cada vez as pessoas estão mais conectadas, e que a internet é um excelente caminho para alcançar o seu público e vender os seus produtos.

Hoje estar presente nas principais redes sociais se tornou uma obrigação para quem deseja vender qualquer coisa, com total certeza, ao utilizar as redes sociais, fara com que você tenha bons resultados.

Mesmo que você venda para uma loja física, saber se comunicar com o seu público na internet é imprescindível para quem quer aprender como ser um bom vendedor.

Com a sua persona já definida, você já sabe em quais redes sociais deve atuar, então crie perfis de seu negócio e mantenha publicações atualizadas do seu conteúdo.

 

11 – Invista em anúncios

Ao anunciar em plataformas de anúncios como o Facebook Ads, Google Adwords, Instagram Ads, você possibilita que o seu produto tenha um alcance muito maior.

Ao fazer um anúncio em uma dessas plataformas, você consegue diversificar o público que você quer atingir, além de estabelecer uma presença em mais canais.

Porém, investir em anúncios pagos exige um certo conhecimento, para que você obtenha resultados.

Investir em anúncios pagos tem os seus prós e contras, e você deve fazer testes e focar naqueles que seja mais favorável.

 

12 – Mostre que se importa

Uma pessoa compra um produto para suprir uma necessidade, ou para resolver um problema.

Ela não compra só por que o produto é bom, ou se está na moda.

Então, mostre para o cliente que você realmente compreende ela e que vai ajudar a resolver o seu problema, oferecendo o que ela precisa.

É, portanto, mostrando total interesse em ajudar o cliente que você vai conseguir convencer ele a realizar a compra.

 

13 – Seja honesto

Provavelmente você já viu uma pessoa em uma loja provando roupas, e ao sair do provador, com uma peça que ficou horrível. “o vendedor fala, nossa ficou lindo”?

Da pra ver que vendedor não foi honesto, não concorda?

Portanto, não seja esse tipo de vendedor.

Que quer vender algo somente pelo dinheiro de sua comissão, querendo te empurrar as coisas a todo custo.

Foque em conquistar o seu público, oferecendo algo que supra as suas necessidades, algo de qualidade e valor.

 

14 – Entenda a hora de parar

É realmente muito importante saber negociar, mas saber o momento de parar é também primordial.

Ninguém gosta daquele vendedor insistente, que não percebe que a sua falta de interesse no produto é real.

Mesmo que você não consiga fazer aquela venda, saiba tratar as pessoas com respeito, evite bombardear ela com propagandas.

Mesmo que a venda não seja realizada, ao gerar uma boa impressão pode ser algo vantajoso a longo prazo.

 

15 – Demonstre confiança

demonstre confiança com o cliente

Para convencer o cliente a tomar qualquer tipo de atitude é necessário que você passe confiança para ele.

Se ele não tiver a total certeza que não vai ser prejudicado, deixa de seguir adiante.

Para ser um ótimo vendedor, mostre toda a garantia que o cliente vai ter, caso ele compre o seu produto.

No caso de produtos digitais, deixe claro para eles que o site é seguro, que tem garantia de reembolso e que ele não corre nenhum risco.

 

16- Responda as dúvidas

Portanto, quanto maiores forem as informações que ele tiver sobre o seu produto, mais confiança ele vai ter para efetuar a compra.

Por isso, sempre responda todas as suas dúvidas, por mais sem lógicas que elas sejam algumas vezes.

É muito importante conhecer bem o produto para poder responder todas as dúvidas com a melhor clareza possível.

 

17 – Crie canais de comunicação

Para se tornar um excelente vendedor, aquele que é autoridade no assunto, é essencial que você transmita credibilidade ao seu público.

Para facilitar nesse processo, você deve criar canais de comunicação que vai permitir que você se posicione como um especialista no seu nicho.

Você pode criar o seu próprio blog para compartilhar com o seu público informações sobre aquele serviço ou produto.

Portanto, seu blog deve agregar valor, disponibilize conteúdos de qualidade relacionados ao seu produto.

Crie um canal no Youtube, nem precisa falar da importância do Youtube para os negócios.

Tendo o seu próprio canal, assim você vai educar sua audiência com suas estratégias. Crie conteúdos que seja relacionado com aquilo que você vende.

 

18 – Trabalhe o pós-venda

Portanto, quando um cliente já comprou de você a chances de ele comprar de novo será muito maior. Pois ele já confia em você, já sabe da qualidade dos seus produtos.

Investir no pós-venda pode significar um aumento muito maior do seu faturamento, pois despertar o interesse de quem já comprou de você, e fazer querer comprar novamente.

Essa estratégia usada por muitos vendedores se chama Upsell.

Para utilizar dessa técnica, ofereça algo que seja relacionado com o produto que ele comprou. E que sua necessidade seja suprida com esse novo produto.

Por exemplo.

Você vendeu um curso que ensina a criar um negócio online, o segundo produto seria um curso que ensina técnicas de geração de tráfego e SEO.

Portanto, se a pessoa criou um site ela vai querer gerar tráfego para ele e sente a necessidade de comprar o segundo produto para melhorar o seu resultado.

 

19 – Seja paciente

Tenha sempre paciência para responder todas as dúvidas do seu cliente. Pois, quanto mais informações você der para o cliente sobre o seu produto ou serviço, mais chances você vai ter de realizar a venda.

Seja sempre simpático ao responder qualquer tipo de dúvida, e se for necessário responda pacientemente quantas vezes for necessária.

Portanto, lembre-se que nem todo mundo tem o conhecimento sobre o seu produto, que você está oferecendo.

Por exemplo, no nicho de marketing digital, o cliente pode não entender nada de hospedagens de sites e registro de domínio, mas está interessado em seu produto, ele quer saber mais sobre o assunto.

Além disso, você deve ter de explicar e responder todas as suas dúvidas e ser paciente, se quiser ter sucesso como vendedor.

 

20 – Saiba aceitar criticas

Portanto, saber aceitar as críticas é um dos processos de como ser um bom vendedor.

Saiba lidar com os comentários negativos e use para avaliar no que você pode melhorar.

Pois, todos os vendedores inclusive aqueles que vendem pela internet recebem diversos tipos de comentários, sendo eles positivos ou negativo.

Receber criticas e normal e faz parte da vida de qualquer vendedor, então, sempre encare as criticas de uma forma positiva e tire proveito delas.

 

21 – Entregue o que prometeu

Portanto, um dos processos de como ser um bom vendedor é entregar aquilo que prometeu.

Além disso, não faça promessas que não possa cumprir. A propaganda enganosa pode ser o fracasso de um vendedor.

Hoje é o cliente que tem o poder, ele tem a internet a seu favor para reclamar, fazer avaliações, se você não cumprir a sua reputação estará manchada.

Seja sempre verdadeiro com o seu produto. Assim os clientes vão ficar satisfeitos como o que você entregou e possivelmente vão indicar para outras pessoas.

 

22 – Feedbacks

analise os feedbacks

Portanto, para que você aprenda como ser um bom vendedor, deve saber lidar com as críticas sejas elas positivas ou negativas.

Você deve saber lidar bem com os feedbacks, na área de vendas você vai receber todos os tipos de feedbacks.

Lembre-se de sempre oferecer boa experiência para o cliente, fazendo isso com certeza você irá vender bem.

Procure sempre melhorar aquilo que você acha que é necessário, assim cada vez você vai se tornar melhor no que faz.

 

23 – Meça seus resultados

Você que quer aprender como ser um bom vendedor, saiba que é de extrema importância saber medir os seus resultados.

Se você não medir os efeitos, não vai saber o que está dando certo e o que está dando errado.

Você deve medir e analisar os seus resultados, ver o que pode ser melhorado ou o que deve parar de fazer caso não traga nenhum resultado.

Entre as principais métricas que podem ser analisadas destaco:

◊  O índice de reembolso;

◊  Parcelamento do produto ou serviço;

◊  Media do tempo que as pessoas levam para pagar o boleto;

◊  Media de pagamento dos boletos;

◊   Taxa de rejeição – Pessoas que tiveram contato com seu produto, mas não realizaram nenhuma ação;

◊  ROI – Retorno do investimento;

◊  Tempo total até a venda;

 

24 – Use a comunicação persuasiva

Uma técnica muito usada por grandes vendedores que já tem experiências com vendas é usar o poder da persuasão.

Ao utilizar o poder da persuasão, é possível aumentar radicalmente a quantidade de vendas, sendo assim, você vai atingir as suas metas.

Portanto, lembre-se que comunicação persuasiva e diferente de insistência.

Se você ainda não domina a comunicação persuasiva, pode ficar tranquilo, essa característica pode ser desenvolvida por quem quer aprender como ser um bom vendedor.

 

25 – Aprenda com quem sabe

Portanto, tenha a humildade de aprender com quem já sabe como ser um bom vendedor.

Recomendo que você procure algum conhecido seu que seja um mestre em vendas e que ele possa te ajudar sempre que você pedir uma ajuda.

Procure saber quais estratégias ela usou para conseguir determinados resultados e quais erros ela cometeu ao longo do processo. Assim você evita de cometer esses erros.

 

26 – Sempre esteja atualizado

Mantenha-se sempre atualizado em seu nicho de atuação, saiba tudo o que está acontecendo em relação ao seu produto ou serviço.

Portanto, o mercado está sempre em constante mudança, ainda mais no mercado digital, aonde tudo muda tão depressa.

Estar sempre atualizado vai fazer que você se destaque em relação aos seus concorrentes.

 

27 – Acredite no seu potencial

Essa é uma das coisas mais importantes para quem quer aprender como ser um bom vendedor é acreditar em si mesmo, no seu próprio potencial.

Pois de nada adianta, ter conhecimento de todas as técnicas de como ser um bom vendedor, se não acreditar em si mesmo como sendo capaz.

◊ ◊ ◊

Conclusão

Agora com todas essas dicas você sabe como ser um bom vendedor, saiba que essas técnicas podem ser desenvolvidas com o tempo.

Ser um bom vendedor não significa apenas vender um monte de produtos, mas sim em conquistar o cliente, oferecendo sempre uma experiência positiva.

Um bom vendedor faz com que o cliente enxergue o produto ou serviço que ele está vendendo, como a solução para o seu problema.

Ao desenvolver todas essas técnicas, você será um bom vendedor e com certeza irá bater todas as suas metas.

Sempre tenha determinação e nunca desanime diante das dificuldades.

Saiba que no inicio de todo o processo as coisas sempre parecem ser mais difíceis, mas com a sua persistência você vai aprender como ser um bom vendedor.

E-book Grátis!

E-book Grátis!

Como Criar Seu Negócio Online do Zero.

Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Josiel Santos
Josiel Santos

Fundador de vários projetos online, essa plataforma foi criada para ajudá-lo a criar seu blog, facilitando o crescimento do seu negócio online.

2 Comentários


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.