Nesse artigo eu vou mostrar 7 estratégias que vai te ensinar como vencer a procrastinação, então continue lendo e descubra quais são essas estratégias.

Então, procrastinar é a arte de deixar o que pode ser feito hoje, para amanhã.

Me diz se você se reconhece nessa história?

Supondo que você acordou pela manhã, cheio de energia, pulou da cama rápido porque tem um projeto para entregar.

Então, você aproveita para terminar o seu café enquanto está trabalhando e acidentalmente derruba o sua xícara de café na mesa.

Fica impossível trabalhar numa situação dessa, logo você tem que limpar a sua mesa.

Ao começar a limpeza de sua mesa, você percebe que ela esta toda cheia de poeira e um tanto desorganizada.

Portanto, mesas de trabalho que estão organizadas ajudam a aumentar a produtividade, então a coisa certa a se fazer é limpar a mesa por completo.

E, ao analisar bem, você vê aquelas canetas velhas e muitos papéis que precisam ser descartados e jogados fora.

Mas, por ironia do destino seus sacos de lixo acabaram, o que leva você a tomar a decisão de ir no supermercado compra-lo, já que não pode ser deixado para depois.

La no mercado, você pensa: posso ficar com fome durante o trabalho e não quero que isso atrapalhe minha concentração no meu importantíssimo projeto que deve ser entregue até o sábado.

Ao chegar em casa você já deixa o seu lanche preparado para mais tarde, e claro, já lava a louça para não ter que fazer isso depois.

Então, finalmente você se senta em sua mesa.

Mas antes da uma olhadinha rápida em seu Facebook, apenas para ver as últimas notificações.

No entanto, aparece um vídeo de comédia que chama a sua atenção, você decide assistir. Afinal das contas, são apenas 7 minutinhos.

Ao chegar perto do final do vídeo aparece outro vídeo relacionado, então o que são só mais 5 minutinhos? Nada que vai atrapalhar.

Já esse último vídeo é muito hilário e você não pode ficar sem mandar para o seu grupo de amigos no WhatsApp, o que acaba em algumas conversas rápidas, mas nada que atrapalhe o seu planejamento do seu dia.

Agora que voltou a sua concentração para o seu computador, bate aquela fome. Ainda bem que você já tinha deixado seu lanche preparado, só uma esquentada rápida no micro-ondas e pronto.

Depois de ter comido seu lanche, você olha o relógio da parede e percebe que já está tarde e que não tem sentido algum começar a trabalhar agora.

Em vez disso, opta por assistir os últimos episódios de sua série favorita.

Afinal das contas, seu importantíssimo projeto pode esperar até amanhã.

Então, me diz ai, parece familiar?

E aí, você já passou por uma situação parecida?

Aposto que pelo menos uma vez na vida, você deixou de fazer alguma coisa importante para depois e que poderia ter sido feita naquele momento.

E o pior de tudo! Acordou no dia seguinte estressado e se sentindo culpado, pois, o prazo para a entrega ficou muito próximo e você teve que fazer tudo às pressas.

Portanto, esse é o habito de procrastinar.

Continue lendo que eu vou te falar como vencer a procrastinação no decorrer desse artigo.

◊ ◊ ◊

O que é procrastinação

o que é procrastinação

Procrastinação é um comportamento de adiar as tarefas importantes que tem que ser realizadas.

Pois, a mente de quem procrastina, sempre está buscando desculpas para que essas tarefas sejam realizadas depois.

Além disso, a procrastinação tem graus, o que começa com uma pequena tarefa que é adiada, e se agrava com as tarefas importantes que são deixadas de lados.

Portanto, o ato de procrastinar começa com um pequeno mal comportamento, e com o tempo se torna um mal hábito, onde a pessoa que procrastina se acostuma a procrastinar e vê isso como normal.

◊ ◊ ◊

Por que o ato de procrastinar pode fazer mal a sua saúde

procrastinar faz mal a saúde

Portanto, o ato da procrastinação pode afetar a nossa saúde e nosso bem-estar, pois não se sentimos bem quando deixamos uma meta importante para depois.

Geralmente as pessoas que tem o costume de procrastinar (adiar), apresentam mais dor de cabeça, de estomago e acabam ficando doentes com uma maior frequência.

Além disso, o ato da procrastinação pode aumentar o nível de estresse, sendo assim, o que ocasionará na queda da imunidade do sistema imunológico, o que vai abrir brechas para doenças que são infecciosas como gripes e resfriados.

Portanto, fique tranquilo pois você vai aprender como vencer a procrastinação no decorrer dessa leitura, e não vai mais procrastinar.

◊ ◊ ◊

Como acontece a procrastinação na prática

Antes de falarmos das estratégias de como vencer a procrastinação, então vamos saber como a procrastinação acontece na prática.

procrastinação na prática

 

Este não é momento certo

Portanto, para alguns casos, até pode não ser o momento certo.

Mas na grande maioria das vezes, não passa de apenas uma desculpa para não começar a fazer.

Pois, ao dizermos isso, estamos dando uma desculpa para o motivo de não começar a realizar as nossas tarefas, metas e objetivos.

Pois, sempre culpamos a situação e mesmo se não estivermos motivados, podemos fazer do agora o momento para a realização.

 

Não preciso fazer isso hoje

Ao dar essa desculpa para si mesmo, na verdade você está dizendo que não está com vontade de realizar a tarefa.

Portanto, muitas pessoas se acostumam a essa desculpa e só agem sobe pressão, em alguns casos tendo que virar a noite para a realização da tarefa.

Por incrível que pareça, essas pessoas que fazem tudo às pressas, terminam a tempo o que tem que ser feito.

 

Eu começo depois

Certamente, você já falou a frase acima?

Essa desculpa pode ter muitas variações.

Por exemplo:

◊  Eu começo depois que eu der um cochilo;

◊  Eu começo depois que eu voltar;

◊  Eu começo depois que eu terminar isso aqui, etc.

Ao adiar uma tarefa importante, porque considera ela difícil, você vai acumulando com outras tarefas e cada vez vai ser mais complicado.

Sendo assim, você vai estar fortalecendo o ato de procrastinar. Mas você quer aprender como vencer a procrastinação, certo!

 

Eu não estou preparado

Esta, é com total certeza uma das desculpas que eu mais escuto pela grande maioria das pessoas.

Você até pode pensar que não esteja preparado para começar algo, mas se der o primeiro passo, vai acabar percebendo que é mais capaz do que imaginava.

Digamos que você quer aprender a importar dos EUA e sabe o que tem de ser feito primeiro que é aprender coisas sobre importação.

Então, você faz pesquisas em blogs que fala sobre importação e, aos poucos, você vai dando desculpas que é muito difícil de importar e que ainda não está preparado.

O seu objetivo, que era importar dos EUA, começa a parecer muito difícil e, então, você vai se desanimando e aos poucos vai parando de fazer as pesquisas sobre o assunto.

Portanto, assim você enrola e não começa a fazer aquilo que deveria ser feito. Isso é procrastinar.

 

Acredita que amanhã terá muito mais tempo

Normalmente, sempre criamos uma lista grande de tarefas para ser realizadas manhã, com o pensamento que vamos conseguir realizar tudo.

Mas como você já sabe nem tudo sai como o planejado.

Você acredita que mesmo enrolar um pouquinho hoje, amanhã você vai dar tempo de realizar, com toda a certeza.

Você ainda acredita que amanhã vai acordar com muito mais energia e estará muito mais focado e não vai ter preguiça, nem vai adiar e atrasar as tarefas como fez hoje.

 

Gostamos de recompensa imediata

Ver uma temporada de uma série é melhor do que ler um livro de 280 páginas;

Ficar dormindo uma hora a mais é muito mais melhor do que uma hora de caminhada, corrida ou academia.

Neste momento, é melhor comer um hambúrguer do que uma salada.

Além disso, é muito mais prazeroso receber uma recompensa que é imediata do que fazer alguma coisa que leva tempo fazendo para receber a recompensa lá na frente.

Convenhamos, que é muito mais melhor deixar o hambúrguer de lado e comer salada hoje, para se livrar daqueles quilinhos a mais.

 

Ter medo de alguma coisa

Portanto, muitas vezes, acabamos por não fazer algumas coisas por medo de fracassar ou ainda para não parecer um idiota na frente das pessoas.

Ou então, temos medo do desconhecido, estamos tão acostumados com a nossa zona de conforto e que não paramos para analisar o motivo daquele medo.

◊ ◊ ◊

7 passos quando praticados você vai vencer a procrastinação

A seguir você vai aprender 7 estratégias de como vencer a procrastinação, quando executadas você vai deixar de procrastinar.

vencendo a procrastinação

 

1 – Faça as tarefas mais fáceis

Portanto, é muito mais fácil procrastinar em uma tarefa que parece ser fácil e rápida de se fazer, como por exemplo, enviar um e-mail ou lavar um copo depois de seu uso.

Mas, mesmo essas tarefas que não exigem muito esforço, você vai acumulando, pois está de certo modo muito ocupado.

E se isso, está acontecendo com você é porque talvez esteja ignorando as tarefas que não parecem ser tão importantes e que pode ser resolvida rápida e facilmente.

Além disso, se você começar a resolver essas tarefas que são fáceis de serem resolvidas, vai impedir o acumulo, o que causa um transtorno desnecessário para você.

Vou te mostrar duas estratégias que você pode usar a partir de agora:

 

1 – A regra dos 2 minutos

Se você perceber que a tarefa em questão leva menos de dois minutos para ser resolvida, faça imediatamente, sendo assim, não terá necessidade de colocá-lo em sua lista de tarefas do dia.

Ao eliminar essas pequenas tarefas, o seu dia será muito mais produtivo sem falar que sua lista ficará menor.

 

2 – Não peça ajuda

Ao realizar uma tarefa sem ter que pedir a ajuda para alguém terminar para você o obriga a conclusão da tarefa que começou.

Assim, você estará eliminando a preocupação causada quando procrastina em pequenas tarefas.

Veja exemplos para resolver isso:

♦  Lave a louça após a sua refeição;

♦  Retorne a ligação assim que visualizar a chamada perdida;

♦  Responda o e-mail imediatamente;

♦  Coloque o calçado na sapateira assim que tirou dos pés, não deixando no meio da sala;

Além disso, é muito mais fácil acabar com a procrastinação quando você resolve, imediatamente, essas tarefas pequenas.

 

2 – Mantenha-se focado nas tarefas mais importantes

Portanto, se você começar o seu dia com muitas tarefas para fazer, compromissos e metas que tenha que ser alcançada, você tende a procrastinar, isso é fato.

Aprender a ter foco é muito importante para não procrastinar.

Por isso, você precisa filtrar a sua lista de tarefa, ou seja, identificar aquelas que são as mais importantes.

Faça o seguinte:

Depois de ter selecionado as tarefas por níveis de importância, escolha as três que considera as mais importantes e que precisa ser concluída até o final do dia.

Procure fazer a primeira tarefa, dessas 3, no início da manhã e reserve em torno de 40 minutos para isso.

Depois, passe o resto da manhã trabalhando as outras duas tarefas que são mais importantes daquele dia.

Quando você executa as tarefas mais importantes primeiro, ou seja, logo pela manhã, você vai estar com muito mais energia,  na parte da tarde você vai realizar tarefas menos importantes, com muito mais tranquilidade.

 

3 – Comece o seu dia com a tarefa mais difícil

Se você optar por deixar a tarefa mais difícil para o final do dia, então estará correndo o risco de não conseguir fazer nada, pois você vai estar preocupado com o problema maior.

Por outro lado, se você resolver a tarefa difícil primeiro, as outras fará com maior tranquilidade.

Então, você ainda vai se sentir muito mais motivado por ter feito tarefa mais difícil, aquela que provavelmente, procrastinaria.

Quando você começa o seu dia realizando aquilo que era considerado o mais difícil e demorado, vai ver que na verdade, não era tão difícil assim.

Ao ter realizado a tarefa mais desafiadora na parte da manhã, traz uma sensação muito mais motivadora para o restante do dia.

 

4 – Divida a tarefa em pequenas partes – Como vencer a procrastinação

Um dos motivos das pessoas procrastinar é lembrar do esforço que terão que fazer para realizar uma determinada tarefa.

Se a tarefa exigir muito esforço, a sua mente vai tentar te direcionar para algo que seja mais fácil de fazer ou algo mais prazeroso.

É muito normal querer evitar tarefas que são mais difícil e demoradas.

Por isso, para que você não sobra quando for executar uma tarefa que exija bem mais esforço, é fazer a divisão da mesma em partes menores.

Pois ao executar esse passo, vai eliminar a sensação desagradável que você tem quando executa tarefas difícil e demoradas.

Isso funciona, pois, ao invés de focar em um grande objetivo, você vai estar dividindo em pequenas partes.

E como fazer uma longa viagem, percorrendo uma pequena distância cada vez. Você não vai se cansar e nem se gastar.

Então, crie uma meta que pareça fácil de realizar e que você consiga realizar com consistência.

 

5 – Relacionar as tarefas a um objetivo

Ao mudar o seu ponto de vista, pode deixar muito mais motivado, por isso, sempre que você tiver que fazer algo que não goste, relacione essa tarefa a um dos seus objetivos aqueles que são importantes.

Portanto, você irá perceber que, mesmo aquela tarefa simples vai estar alinhada com um dos seus valores.

Veja um exemplo:

Lavar panelas não é uma tarefa prazerosa.

Você não chega em sua casa e, ao se deparar com uma pia cheia de panelas suja, não vai correr para lavar ou dar pulos de alegria.

No entanto, você pode realizar essa tarefa feliz, se você alinhar a um objetivo que seja importante.

Quando você chega do seu trabalho e lava as panelas, a sua esposa fica toda feliz por ver a casa arrumada e organizada e poder descansar.

Como você gosta de ver sua mulher feliz, então, lavar as panelas deixou de ser uma tarefa desagradável.

E isso agora é parte importante de um objetivo, que é sempre manter um bom relacionamento.

Esse foi apenas um simples exemplo, mas que pode ser aplicado em qualquer tarefa que você não goste de fazer.

Então, faça a sua lista de tarefas que precisa ser feita e relacione cada uma delas com um objetivo importante.

 

6 – Se acostume com o desconforto – Como vencer a procrastinação

Achou estranho o que acabou de ler? Então deixa eu te explicar, para que você possa entender.

Umas das técnicas que é muito eficaz para acabar de vez com a procrastinação é se acostumar ao desconforto de certas tarefas.

Portanto, se você se acostumar com o desconforto que muitas tarefas lhe proporcionam, então você vai ser capaz de executar qualquer coisa.

Você pode não só acabar com a procrastinação, mas também praticar exercícios, fazer uma dieta, falar em público e superar outros desafios.

Muitas pessoas, mesmo se sentindo infeliz, não são capazes de mudar seus hábitos, por que não querem sentir o desconforto de fazer algo maior.

Mesmo que seja a seu favor, tanto profissional ou pessoal.

Por exemplo:

Quando alguém tenta fazer uma dieta para emagrecer e começa comer comidas saudáveis.

Na grande maioria das vezes, essa pessoa percebe que esses alimentos, não tem gosto como o que estava acostumado a comer e que não acaba matando sua fome.

Além disso, não é tão gratificante ter que mudar o paladar ao qual estava acostumado, mas, no entanto, você pode se acostumar com o desconforto de ter que comer novos alimentos.

 

7 – Esteja consciente do seu hábito de procrastinação

Admitir para si mesmo que tem vontade de procrastinar. Essa é, portanto, uma das formas mais simples e que é eficaz para acabar com a procrastinação.

Na grande maioria das vezes nós não sabemos que estamos procrastinando. Portanto, é aí que está o grande desafio.

Por isso, é muito importante você se conscientizar e criar o hábito que vai identificar o que está levando a procrastinar, fazendo algumas perguntas direcionadas a você mesmo.

Pergunte coisas como:

◊  Por qual motivo eu vou deixar isso para depois?

◊  Quando eu fiz e deu certo, o que eu fiz para conseguir começar?

◊  Por que eu acho isso tão complicado?

◊  Quantas vezes que eu fiz e deu certo?

A partir do momento em que você criar esse novo hábito, vai poder usar as respostas que obtiver para saber identificar as suas crenças limitantes.

Um dos passos que é fundamental para acabar com a procrastinação é reconhecer, que muitas vezes você sente preguiça para executar algumas tarefas.

Mas quando você tem o hábito da conscientização, vai começar a identificar o que faz você procrastinar.

◊ ◊ ◊

Para concluir

Você acabou de ver 7 das melhores estratégias de como vencer a procrastinação.

Então, tenha plena consciência que você é o único responsável pelas suas escolhas e pela vida que tem levado e é o único que pode fazer algo para mudar sua vida.

Saiba, que ninguém gosta de procrastinar e nem sente orgulho de agir dessa maneira.

Saiba que esse hábito nocivo da procrastinação não muda da noite para o dia. É preciso combate-lo dia após dia.

Comece a sua mudança!

Todos nós somos procrastinadores, só que a diferença que uns é mais e outros e menos, e todos nós poderíamos estar fazendo pelo menos alguma coisa que poderia fazer revoluções em nossas vidas.

Mas não estamos fazendo.

Lembre-se o futuro está em suas mãos.

Você escolhe começar a alcançar seus objetivos hoje?

Ou vai deixar para amanhã?

Agora você sabe como vencer a procrastinação!!!

E-book Grátis!

E-book Grátis!

Como Criar Seu Negócio Online do Zero.

Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Josiel Santos
Josiel Santos

Fundador de vários projetos online, essa plataforma foi criada para ajudá-lo a criar seu blog, facilitando o crescimento do seu negócio online.

2 Comentários

  1. Muito top o seu artigo me ajudou muito a identificar algumas coisas que estavam fazendo eu procrastinar


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.