Você já tem uma lista de e-mail? Ou então, quer construir uma do completo zero?

Não importa a situação em que você se encontra agora, até porque, você sabe do real valor que tem uma lista de e-mail para o seu negócio. Caso contrário você não estaria agora lendo esse artigo.

Porém, você pode estar enfrentando um problema que é muito comum acontecer: Não conseguir fazer sua lista de e-mail sair da estagnação que ela se encontra no momento.

Talvez você esteja frustrado agora e com uma certa ansiedade porque, está perdendo dinheiro ao não transformar os visitantes do seu blog/site em leads da sua lista de e-mail.

Muito provavelmente você não faz a menor ideia porque isso está acontecendo.

Talvez você esteja querendo construir uma lista de e-mail agora, mas não sabe nem por onde começar. Pode até pensar que espalhar caixas de captura no seu site, vai fazer brotar assinantes de todos os lados.

Seria muito bom se isso fosse verdade, mas isso não acontece nem com quem já é uma autoridade no assunto.

As pessoas estão cada vez mais informadas, elas sabem que a partir do momento em que assinar uma lista de e-mail, irão começar a receber conteúdos de venda o tempo todo, já que isso é um padrão da internet.

Porém, esse não é o problema. Apesar das pessoas terem uma postura mais defensiva quanto a isso.

Provavelmente o que está acontecendo é que você não está dando um incentivo para fazer com que as pessoas queiram receber seus e-mails, independente se eles forem de vendas ou não.

Você simplesmente não está encantando a sua audiência e nem está entregando valor.

Mas não se preocupe, pois é justamente sobre isso que eu vou abordar nesse artigo: Como construir uma lista de e-mail lucrativa, através do poder dos conteúdos.

Portanto, se esse conteúdo é interessante para você, então continue lendo.

◊ ◊ ◊

Por que devo montar uma lista de e-mail?

lista de e-mail

O e-mail marketing é a ferramenta mais poderosa e eficiente nas estratégias de todo empreendedor, seja ele, digital ou do meio físico.

Nenhuma outra mídia é capaz de construir um relacionamento tão próximo como faz uma lista de e-mail.

Mesmo que hoje a concentração dos usuários esteja nas redes sociais, quando alguém abre o seu e-mail está concentrado naquela informação que você está passando.

Além disso, quando o assunto é vendas, as pessoas já estão preparadas para receber ofertas, por isso ela é tão poderosa.

Eu separei 3 motivos pelo quais você deve montar sua lista de e-mail:

 

1 – Divulgação

Você pode divulgar para sua lista conteúdos gratuitos publicados em diversas outras mídias, como redes sociais e blog.

 

2 – Encantamento

Você pode criar um conteúdo exclusivo para quem assinar a sua lista. Além disso, você pode ainda fazer uma segmentação para ter um melhor resultado.

 

3 – Vendas

Você pode usar sua lista para vender e aumentar a sua renda, já que o seu público já vai estar engajado e tem um bom relacionamento com você.

Com uma lista de e-mail criada, você não vai depender muito de tráfego pago, pois sempre que quiser fazer uma oferta de um produto basta enviar um e-mail.

◊ ◊ ◊

Os 10 melhores tipos de conteúdo para construir sua lista de e-mail

tipos de conteudos

Você já deve saber o que significa o termo isca digital? Se não, ele é o nome dado ao conteúdo de valor que você oferece para os seus visitantes em troca de seu e-mail.

São diversas as opções, portanto, você pode escolher uma ou mais, desde que seja adequada ao seu nicho de mercado.

 

1 – Ebook

Os e-books são os mais usados pela grande maioria dos empreendedores digitais donos de blogs e sites, essa é uma excelente isca digital.

O principal motivo está na sua eficácia, eles são ótimos para gerar leads.

Mesmo que você não saiba produzir um e-book, existem sites de Freelancer que fazem esse serviço para você, então não tem como não usar essa isca digital em seu negócio.

 

2 – Checklist

A grande maioria das pessoas adoram checklists, principalmente se eles podem ser usados para transformar um conteúdo mais complexo em um simples passo a passo.

Por exemplo, supondo que você escreveu um guia completo sobre um determinado assunto do seu nicho.

Crie também um checklist com os principais tópicos, passo a passo de forma resumida e lógica para que o seu visitante coloque aquele conhecimento em prática. Ofereça esse material em troca de seu e-mail.

 

3 – Infográficos

Os infográficos também são ótimos para atrair muitos visitantes e gerar compartilhamentos sociais. Eles são ótimos para aumentar a sua lista de e-mail, principalmente se você disponibilizar a versão para download de alta resolução.

Assim como os e-books, os infográficos exigem um trabalho a mais para serem criados, porque além de um conteúdo excelente, tem que ter um design impecável.

 

4 – Resumos de artigos

Assim como os checklists, você pode fazer um resumo dos principais conteúdos seu, principalmente aqueles que são mais longos e complexos.

O mais ideal é você oferecer esse resumo em pdf para que o leitor possa baixa-lo para consultar sempre que precisar.

Você ainda pode adicionar alguma informação nova que não está presente no texto, deixando claro esse benefício no banner de sua isca digital.

Por exemplo, se você fez um artigo falando sobre ferramentas de marketing digital que todo empreendedor usa. Você poderá acrescentar mais 4 ferramentas que não estava no artigo.

 

5 – Quizzes

Os quizzes tem um ótimo potencial para coletar e-mail, eles ainda têm uma chance muito grande de viralizar.

Você disponibiliza o teste para a pessoa, mas só que para ver o seu resultado ela terá que disponibilizar o seu e-mail.

Isso porque desperta a curiosidade da pessoa em saber qual foi a sua nota, visto que ela já disponibilizou alguns minutos do seu tempo respondendo.

 

6 – Webinários

Os webinários são eventos ao vivo, que são transmitidos pela internet, onde o participante que está assistindo poderá fazer perguntas e dar sugestões, desde que esteja relacionado ao assunto do tema em questão.

Um webinário serve para apresentar um produto, conteúdo gratuito para sua audiência e matar objeções quando o assunto em foco for vender um produto.

O webinário funciona muito mais melhor do que o vídeo, pelo fato das pessoas não poderem assistir quando quiserem.

Elas têm que estar disponíveis no dia da apresentação online ou terão acesso ao material por um período de tempo após a transmissão.

Aqui é usado o gatilho mental da urgência, o que motiva a pessoa a agir, nesse caso seria assinar a sua lista de e-mail.

 

7 – Cursos gratuitos em vídeo

Uma excelente opção para aumentar a sua lista de e-mail é criar um curso online em vídeo gratuito.

Por exemplo você pode ensinar uma pessoa criar um blog do zero, ou um outro assunto que você domine.

Não pense que você precisa ter equipamentos de última geração logo de cara. Se não tem uma câmera, use seu próprio celular ou uma webcam.

Se não quer aparecer você pode usar aplicativos que façam apenas a captura da tela do seu computador.

 

8 – Cursos por e-mail

Digamos que fazer vídeos não seja o seu forte, você pode oferecer um curso gratuitamente via e-mail, em formato de sequência  automática de e-mails.

Porém, o seu conteúdo tem que ser exclusivo para quem for assinar a sua lista de e-mail.

 

9 – Vídeo

Vídeos tem um potenciar muito grande para capturar leads para a sua lista de e-mail.

Você pode gravar um vídeo exclusivo e disponibiliza-lo dentro de uma página do seu site.

Assim que o visitante der o play, ele vai conseguir assistir à introdução, de repente o vídeo para e, para poder assistir o resto ele terá que inserir o seu e-mail.

Algumas pessoas até podem desistir de assistir, mas se a sua introdução for boa o suficiente para despertar a curiosidade de quem assiste, pode ter certeza as pessoas vão querer dar o e-mail.

Uma das opções é usar a ferramenta Wistia Turnstile para fazer a captura do e-mail no próprio vídeo.

 

10 – Lista de ferramentas

As listas de ferramentas são ótimas para aumentar a captura de e-mails.

Você pode criar uma lista de ferramentas que usa em seu negócio, ou seja, no seu nicho de mercado.

Um exemplo seria, 37 ferramentas de marketing digital que você tem que conhecer para um 2020 incrível (31 delas são gratuitas).

E-book Grátis!

E-book Grátis!

Como Criar Seu Negócio Online do Zero.

Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Josiel Santos
Josiel Santos

Fundador de vários projetos online, essa plataforma foi criada para ajudá-lo a criar seu blog, facilitando o crescimento do seu negócio online.

5 Comentários


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.