Você sabe o que é clickbait? E por que essa estratégia deve ser evitada no seu marketing de conteúdo.
Então te convido a ler esse artigo até o final e você vai descobrir tudo sobre o que é clickbait.
Então, o clickbait é uma estratégia utilizada para gerar tráfego através de seus títulos exagerados, contendo promessas impossíveis.
Por isso, é de extrema importância você fugir dessa tática e criar conteúdos que são valiosos para a sua audiência.
Imagine agora uma situação: Você está navegando em sua rede social e quando, de repente aparece aquele artigo, que promete resolver todas as suas duvidas sobre um assunto que você tem muito interesse.
Então, você para tudo o que está fazendo, afinal, como você vai ignorar um conteúdo desses, concorda comigo?
Alguns minutos depois de abrir o link, frustração: o artigo não entregou o que prometeu, ou seja, desviou da promessa que o título prometia.
Essa sensação de ter sido fisgado por uma promessa tentadora tem nome, e é o que chamamos de clickbait.
◊ ◊ ◊
Índice do Conteúdo
O que é clickbait
Então Josiel o que é clickbait?
Clickbait é uma estratégia de divulgação feita online e que faz uso de títulos sensacionalistas para gerar muito mais cliques no conteúdo.
Provavelmente, você já se deparou com títulos assim: “você vai ficar chocado com o que ela fez para perder 15 kg em 7 dias, sem fazer exercícios”.
Esses títulos, são exagerados tendo um forte senso de urgência, e com um conteúdo raso.
O objetivo principal desses conteúdos e gerar cliques e aumentar a receita da publicidade online.
Na maioria das vezes, esse título alarmante é acompanhado de uma imagem um tanto polêmica, sendo assim, vai aguçar ainda mais a curiosidade do leitor.
◊ ◊ ◊
Por que o clickbait funciona?
Se o clickbait usa uma escrita mentirosa ou sensacionalista para gerar tráfego e atrair cliques, então, por que muita gente permite ser enganadas?
A resposta para isso é muito simples. O clickbait usa de vários recursos que atrai de uma maneira que fica irresistível não prender a atenção do leitor.
O clickbait acaba explorando os sentimentos que todos nos temos. Entre esses destaco:
◊ A curiosidade.
◊ Uma dor ou desejo.
◊ Os medos que os leitores possam ter.
◊ O desejo de conquistar um objetivo ainda não conquistado.
Portanto, é comum ver esses clickbait usando gatilhos mentais. Isso faz com que chame ainda mais a atenção do leitor, tornando irresistível não clicar no link.
◊ ◊ ◊
Exemplos comuns de clickbait na internet
Eu diria que todo mundo já viu ou até mesmo caiu em um clickbait. Então, não é difícil de reconhecer esse tipo de conteúdo.
Os clickbait apresentam algumas características muito comum que são:
Informações exageradas
Muitos sites de negócios usam em suas páginas chamadas com termos “o melhor”, “o maior”, “o mais recomendado”, entre diversos outros termos, só para dar a impressão de autoridade e gerar tráfego.
Ao invés de oferecer informações que seja realmente comprovada, usam esses termos apenas para despertar a curiosidade da sua audiência.
Os usuários acabam clicando no link para encontrar a melhor solução, aquela que tenha a melhor eficácia, e no fim, acaba sendo enganado.
Informações incompletas
Outra estratégia usada por quem utiliza clickbait, apenas para cliques e ganhar dinheiro com publicidade online é fazer publicações de informações resumidas, ou seja, incompletas.
Portanto, essa prática mostra a falta de comprometimento da empresa com a informação, e também com o seu público.
Informações repetidas
Essa é uma outra estratégia que é muito comum por quem cria clickbait. O usuário se depara com o conteúdo de seu interesse, ao clicar para cessar o conteúdo, percebe que as informações ali contidas, não passa de uma mera cópia de outro site.
Normalmente, são repetições da mesma informação de outro site, muitas vezes tem o mesmo título, mas escrito de uma forma diferente.
Conteúdo desse tipo, além de enganar a sua audiência, pode constituir em plágio, algo que pode resultar em penalizações.
Informações enganosas
Nesse caso vai ter conteúdos que apresentam informações falsas para enganar o usuário de propósito.
Além de conter informações erradas no título com o único objetivo que é gerar cliques. Na grande maioria das vezes, essas informações não vão ter nenhuma ligação com o resto do conteúdo, sendo assim, enganando os que acessarem o conteúdo.
◊ ◊ ◊
Por que você não deve usar o clickbait
Agora que você já sabe o que é clickbait e como ele funciona na prática, e talvez você já tenha sido enganado por essa estratégia, então você já deve perceber que não vale a pena usar.
Entretanto, se você usar o clickbait para atrair mais tráfego e cliques veja o que pode acontecer:
Você vai estar mentindo para o seu público
Você já deve saber que o principal pilar do marketing digital é entregar conteúdos de valor e que seja relevante para o seu público.
Algo que seja relevante para a sua audiência, que ajude resolver os seus problemas. Isso faz com que o relacionamento fortaleça, sendo assim, gera autoridade e facilita no processo de vendas.
Mas pode ter certeza que você não vai conseguir fazer isso, se a sua principal estratégia for baseada em mentiras. Você vai estar prometendo algo, que no final das contas não entrega.
Além disso, não é ético enganar as pessoas, você estará manchando a sua reputação e sua marca. Imagine agora você ficar conhecido como um mentiroso e que não entrega o que promete. Péssimo, não é mesmo.
Os resultados vão cair com o tempo
No começo essa estratégia pode ate trazer milhares de acessos ao seu site, blog ou canal do Youtube. Tudo graças ao clickbait.
Isso até pode parecer muito bom, não é mesmo? Bom, nem tanto…
No início os seus conteúdos podem ser populares, mas com o tempo a sua audiência vai perceber que você está usando clickbaits.
Os acessos vão começar a despencar, e a sua página pode ser penalizada pelos mecanismos de busca.
No final das contas, não adianta ter milhares de acessos se ninguém se tornar seu lead ou cliente.
Perda de potenciais clientes
Você sabe que o Google prioriza a experiência do usuário, e tenta entregar a ele sempre o melhor conteúdo.
Sendo assim, para você ter êxito em suas estratégias digitais, tem que levar em consideração a experiência do seu usuário, desde o momento em que ele conheceu a sua marca até a conclusão da venda.
Portanto, se a pessoa que visitou seu blog, canal do Youtube e se deparar com um clickbait, e se sentir enganada, muito provavelmente, vai associar o seu negócio como uma experiência ruim e negativa.
E quando isso ocorrer, você está correndo o risco de perder oportunidades que são muito valiosas, seja ela na geração de um novo lead ou uma venda.
E o pior disso tudo é que está colocando seu negócio em risco.
◊ ◊ ◊
Para concluir – Abandone o clickbait
Agora que você já aprendeu o que é clickbait, pode perceber que essa prática é muito prejudicial ao seu negócio.
Pois, ao mentir para o seu público, e não entregar aquilo que prometeu, está correndo o risco de manchar a sua imagem e reputação, além de perder clientes em potencial.
Por isso, eu recomendo que proporcione a melhor experiência para o seu usuário. Além de ser bom para o seu usuário receber aquilo que lhe interessa, também vai ser bom perante o Google.
Embora seja muito tentador fazer uso de clickbait para gerar muito tráfego para seu site e conquistar muitos cliques, existem outras técnicas que são muito mais eficientes. E o melhor de tudo é que são honestas.
E uma dessas técnicas é o Copywriting.

E-book Grátis!
Como Criar Seu Negócio Online do Zero.
muito boa essa dica, não vou correr o risco de fazer errado no meu blog,
eu evito o uso em meus projetos